terça-feira, 30 de agosto de 2011

Banho de ródio



Vira e mexe alguém pergunta: o que é banho de ródio? Bem, preciso começar explicando que o ródio é um metal precioso, da família da platina. E ele é usado para dar um aspecto branco, principalmente nas peças de ouro branco. Por que? Fácil: porque o ouro é naturalmente amarelo e quando a gente fala em ouro branco estamos na verdade falando de uma liga metálica que não fica exatamente branca e sim amarelada. Então, para o ouro branco ficar branco de fato e com brilho, dá-se um banho de ródio. Daí o termo joia rodinada.

Claro que, com o tempo e a freqüência de uso, o banho vai saindo e a gente começa a ver a superfície amarelada do ouro branco. Então, é preciso levar a joia até uma loja para dar um novo banho de ródio. Tem quem dê banho a cada seis meses e quem leve dois anos ou até mais pra sentir a necessidade de renovar a peça. Pense nisso se for escolher uma aliança de casamento de ouro branco.

É comum encontrar no mercado joias de platina ou de prata banhadas com ródio. No caso da platina, o ródio aumenta o brilho. Com a prata, que é um metal macio e arranha facilmente, o banho aumenta a resistência a riscos e arranhões.

Tem gente que decide dar banho de ródio numa joia de ouro amarelo. Pode? Sim, pode. Descaracteriza o design original da peça (o que nem sempre fica bom), mas não estraga o ouro nem nada. E o ródio vai sair com o tempo, não tem jeito.

Fonte:
Roberta Rossetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário